terça-feira, 6 de julho de 2021

Tapiro, um protótipo com uma estória conturbada


Em 1970, Giorgetto Giugiaro desenhou um concept car totalmente funcional e completamente industrializável para produção em massa, sobre a base mecânica de um VW-Porsche 914-6 de 1969, mas com um motor 2400cc do último 911S.
Para além da tomada de ar no topo do pára-brisas, que se tornou comum apenas nos GT1s dos meados dos anos 1990s, o carro apresentava muitas outras inovações, apesar de evidenciar formas já conhecidas dos trabalhos anteriores de Giugiaro, nomeadamente do De Tomaso Mangusta.

O protótipo inicia apresentação mundial no salão de Turim de 1970. E há 50 anos, em 1971, faz o périplo pelos salões dos EUA, lugar que vai marcar o destino deste carro.
Giugiaro e a sua Italdesign ainda não tinham o estatuto nem a fortuna de Bertone, atelier onde havia criado o Giulia Sprint GT, entre outros. Giugiaro, ainda não tinha criado o VW Golf que lhe traria a desejada fortuna. E precisava vender as suas obras-primas a felizardos milionários, para pagar as suas próximas criações. E assim, em 1972, vende o seu Tapiro a um industrial espanhol radicado nos EUA, que o usa com frequência. Porém, o carro acaba queimado por uma causa dramática mas nunca verdadeiramente conhecida.
Muitos anos depois, Giugiaro adquire os restos do Tapiro e expõe-no como uma escultura, sobre o relvado da sua Italdesign.

Mais: italdesign

segunda-feira, 5 de julho de 2021

40 years of carbon fibre in car racing


Carbon Fibre was applied in a car for the first time 40 years ago. The legendary MP4 series of McLaren Formula 1 cars were born.
Below, a video made by its 35th anniversary.


A Fibra de Carbono foi aplicada pela primeira vez num automóvel há 40 anos. Tinham nascido as lendárias séries MP4 dos McLaren de Fórmula 1.
Abaixo, um video realizado pelo seu 35º aniversário

quinta-feira, 1 de julho de 2021

O novo Lotus 62 / The new Lotus 62


Não é exactamente nem um Lotus nem um novo Lotus.
Jenson Button, juntamente com o designer de carros exóticos Mark Stubbs, com o advogado Roger Behle e com Ant Anstead, decidiram recuperar a antiga companhia de carrocerias especiais Harold Radford e começaram exactamente por recriar o Lotus 62 com uma carroceria aparentemente igual. Porém, trata-se de um super-carro de estrada tecnicamente actual que vai ser produzido em ... 62 unidades! Ant Anstead, conhecido petrolhead participante na última série do programa televisivo Wheeler Dealers, tem feito as honras da apresentação e não por acaso. Muito mais do que aquilo que nos mostra nesse programa de televisão, Ant Anstead é um designer de automóveis e um construtor de carros exclusivos e também já reconstruiu antigos automóveis de competição.
Para quem alguma vez sonhou em pilotar um Lotus 62 como o que Ernesto Neves e Valdemar Teixeira correram em Portugal e em Angola, terá agora essa possibilidade um pouco mais realizável.
It's neither exactly a Lotus nor a new Lotus.
Jenson Button, along with exotic car designer Mark Stubbs, and lawyer Roger Behle and Ant Anstead, decided to recover the old coach building company Harold Radford. And they started exactly by the recreation of the Lotus 62 with an apparently identical body. However, it is a technically up-to-date road supercar that will be produced in ... 62 units! Ant Anstead, a well-known petrolhead participant in the last series of the TV show Wheeler Dealers, is doing the honors of the presentation and not by chance. Much more than what he showed us in Wheller Dealers, Ant Anstead is an automotive designer and an exclusive car builder and he has also rebuilt old racing cars.
For those who have ever dreamed of driving a Lotus 62 like John Miles did in 1969, now it will be a little more achievable.

Mais / More : Radford

Counter