sexta-feira, 25 de março de 2011

Há 25 anos


O Lancia 037 de Attilio Bettega na Volta à Córsega de 1985 , o Ford RS 200 de Joaquim Santos no Rali de Portugal de 1986, o Lancia Delta S4 de Henri Toivonen na Volta à Córsega de 1986, o FORD RS 200 de Marc Surer no Rali de Hessen na Alemanha. Foram estas as máquinas protagonistas de uma série de acidentes terríveis e fatais em apenas pouco mais de um ano. Máquinas impressionantes, mas impossíveis de controlar perante o mais pequeno percalço, fosse por falha de trajectória, ou por obstáculo inesperado. No YouTube, existem testemunhos de todas estas fatalidades. À excepção do caso Português, os tripulantes foram vítimas fatais desses acidentes. Surer salvou-se, mas não o seu co-piloto.
Em Portugal foi diferente por uma multidão de gente que nem no Targa Florio se vira. O despiste do RS 200 de Santos teve consequências dramáticas e fatais para muitas pessoas. Este, foi o acidente que determinou o fim dos Grupo B. Foi há 25 anos:




4 comentários:

ValGalArt disse...

I finally was able to translate this because my translator often shuts down my computer ;-/
but i think the gist of what you are saying is that it is the machine that caused these accidents and not what they claimed in the video: the course and the people. Is this right?

asperezas disse...

Yes, that's what I said.
Those machines just couldn't race in forests...
And obviously there were no space for so many people here in Portugal to see such a spectacular race...

Constantino, Guardador de Vacas disse...

Peras, como é que sabes tanto de automóveis? Pears, how do you know so much about cars?

asperezas disse...

Ó Pré, se não tivesses aparecido, nem sabia deste teu perfil "sonhador, utópico e gordo"! Hahaha!!! Obrigado pela visita. Já dei uma espreitadela no teu blog que está ao teu melhor nível :)
Mais tarde visito-o com a atenção que merece :)
Um abraço!

Counter