No dia 8 de Julho de 1962, há 55 anos, a Porsche venceu como equipa, o seu 1º e único Grande Prémio de Fórmula 1 de um campeonato do mundo. Foi também a 1ª vitória de Dan Gurney nessa categoria. E foi também a 1ª vitória do 1º 8 cilindros boxer da Porsche. Se Ferdinand Porsche já tinha concebido carros de Grande Prémio nos anos 30, como marca, a Porsche entrou na Fórmula 1 quase por acaso, quando a Fórmula 2 admitiu sport-protótipos adaptados, apenas com o posto de condução e sem lugar de passageiro em finais dos anos 50. Pouco depois, o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 passou a admitir carros de Fórmula 2, devido à fraca presença de competidores. Tal deveu-se à mudança de regulamentos que limitou a cilindrada a 1500cc atmosféricos. Os compressores, que tanto sucesso deram à Alfa Romeo, também estavam proibidos. E assim, os pequenos Porsche 718 de 4 cilindros passaram a ganhar corridas e logo se fez uma versão com rodas destapadas para Fórmula 2, que rapidamente evoluiu para Fórmula 1. Um carro totalmente novo, mais ligeiro e estreito, "typ 787", foi feito. Mas não trouxe muito mais sucesso que o seu antecessor. Foi então concebido o 1º motor de 8 cilindros da Porsche e um novo carro, o "typ 804". Estreado a 20 de Maio de 1962, Dan Gurney e Joakim Bonnier tiveram uma porção de problemas que levaram à desistência de um e a um atraso de 5 voltas do outro. Na corrida, seguinte, Mónaco, Bonnier também terminou muito atrasado, apesar do 5º lugar. Gurney ficou fora de prova logo na 1ª volta devido a acidente. Face a estes resultados, a Porsche não levou os 804 à Bélgica. Que só voltaram a correr, renovados, em Rouen-Les-Essarts, no Grande Prémio de França. Gurney venceu, mas Bonnier ficou a 10 voltas com problemas mecânicos. O 804 teve ainda mais algumas boas classificações no Campeonato do Mundo. E apenas mais uma vitória mas, extra-campeonato. Os 804, tal como os 718 e os 787, continuaram a correr em equipas privadas enquanto o regulamento os permitiu. A Porsche evoluiu o 718 de Sport para a versão W RS para receber o motor do 804, sendo esse o seu 1º 8 cilindros da especialidade. Dan Gurney faria a sua própria equipa de Fórmula 1 alguns anos mais tarde. Esteve também envolvido no desenvolvimento de motores para o Ford Gt40. A Porsche só voltou a envolver-se na Fórmula 1 nos anos 80, fornecendo motores de 6 cilindros 1500cc turbo-comprimidos para a TAG - Techniques D'Avant Garde, que os cedia à McLaren. | On 1962 8th of July, 55 years ago, Porsche achieved as a team and constructor, its first and only victory in a World Championship Formula 1 race. It was also Dan Gurney's 1st victory on that category. And it was also the 1st victory of a flat 8 cylinder Porsche engine. Ferdinand Porsche had made already Grand Prix cars in the 30s. But as a brand, Porsche came to Formula 1 almost accidentally. For some times, Formula 2 allowed cars with covered wheels, once having no passenger's place. And Porsche was well succeeded with their sport-prototype 718 1500cc, Grand Prix variation. So they made a Formula 2 version with uncovered wheels which became a winner! Those were the times when Formula One was in a transition period, after banning the compressors and limiting the engines to only 1500cc. Alfa Romeo and other teams left the competition and there was a lack of competitors. To increase that list and hide the poverty of about only 10 cars running, Formula 1 admitted the Formula 2 cars, also 1500cc. And the 718 Formula 2 still was competitive beating some Formula 1 cars. So Porsche updated the 718 to Formula 1. Then, the 787, a slender new car still having a flat 4 engine, did not reach much better results. A totally new engine, the 1st Porsche's flat 8 and a very slim car were made, the "typ 804". The first appearance of the 804, occurred on Mai 20 1962 with Porsche men Dan Gurney and Joakim Bonnier fighting with a lot of problems. More of the same at the next race, Monaco, and Porsche decided not to run in Belgium. The 804's returned refined to France Grand Prix at Rouen-Les-Essarts. Gurney won, but Bonnier still was fighting with mechanical problems reaching only the 10th position. The 804 had some more nice classifications and a victory at an extra championship race close to Porsche home. The 804's, as the previous 787's and 718's still ran with private drivers while the regulations allowed them. Porsche used its flat 8 engine in a new 718 version, the W RS, which was the 1st Porsche 8 cylinders sport-prototype ever. Dan Gurney would make his own Formula 1 team with his own cars. And he was also involved in the development and supply of engines to the Ford GT 40. Porsche only returned to Formula 1 in the 80's making the 6 cylinders 1500cc turbo engines for TAG - Techniques D'Avant Garde, the engine's McLaren supplier. |
quarta-feira, 19 de julho de 2017
55 years ago, the Porsche Formula 1 victory
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