Em 1969, apareceu nos circuitos europeus o sucessor do Lotus "Europa" Type 47.
Projectado por Martin Waide, do Type 62 apenas foram produzidas duas unidades deste "Europa" especial de corridas, propositadamente com o aspecto dos Europa de série.
Foram os últimos Sport-Protótipos que a Lotus criou, por imposição de Colin Chapman, "ajudado" pelas inconstantes regras da então FISA. Os spyder ou barchettas, mais baixos, mais leves, com menor superfície frontal, começaram a ser mais vantajosos, deitando por terra projectos como o do Type 62. Terminado o departamento de Sport-Protótipos da Lotus, alguns dos seus técnicos fundaram a GRD (Group Racing Developments).
Depois de algum tempo parado, o carro #02 correu em 1971-72 em Portugal por Ernesto Neves.
Em 1973, após a vitória de Neves em Moçâmedes, Angola, este carro foi adquirido pelo piloto local Waldemar Teixeira que o redecorou à imagem da "JPS", com os logos do patrocínio familiar Uniprédio.
Depois da independência de Angola, o 62 #02 voltou a Portugal e a Ernesto Neves, mas não voltou a correr.
Em meados de 1980's readquiriu o seu aspecto original "Gold Leaf" com os respectivos rectângulos substituídos pelos do "Correio Da Manhã".
Pouco depois destas imagens, este raríssimo carro de corridas ficou na posse de um coleccionador estrangeiro.
Consta que os 2 "62" se encontram ainda em bom estado. Entretanto, apareceram alguns "clones", pelo que a confusão ficou instalada. Apenas uns poucos entendidos conhecem os verdadeiros...