sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

breve história de um carro raro


Em 1969, apareceu nos circuitos europeus o sucessor do Lotus "Europa" Type 47.

Projectado por Martin Waide, do Type 62 apenas foram produzidas duas unidades deste "Europa" especial de corridas, propositadamente com o aspecto dos Europa de série.

Foram os últimos Sport-Protótipos que a Lotus criou, por imposição de Colin Chapman, "ajudado" pelas inconstantes regras da então FISA. Os spyder ou barchettas, mais baixos, mais leves, com menor superfície frontal, começaram a ser mais vantajosos, deitando por terra projectos como o do Type 62.

Terminado o departamento de Sport-Protótipos da Lotus, alguns dos seus técnicos fundaram a GRD (Group Racing Developments).

Depois de algum tempo parado, o carro #02 correu em 1971-72 em Portugal por Ernesto Neves.

Em 1973, após a vitória de Neves em Moçâmedes, Angola, este carro foi adquirido pelo piloto local Waldemar Teixeira que o redecorou à imagem da "JPS", com os logos do patrocínio familiar Uniprédio.


Depois da independência de Angola, o 62 #02 voltou a Portugal e a Ernesto Neves, mas não voltou a correr.

Em meados de 1980's readquiriu o seu aspecto original "Gold Leaf" com os respectivos rectângulos substituídos pelos do "Correio Da Manhã".



Pouco depois destas imagens, este raríssimo carro de corridas ficou na posse de um coleccionador estrangeiro.

Consta que os 2 "62" se encontram ainda em bom estado. Entretanto, apareceram alguns "clones", pelo que a confusão ficou instalada. Apenas uns poucos entendidos conhecem os verdadeiros...

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

A 1ª corrida de camiões

Estou em crer que a primeira corrida de camiões realizada, ao tempo, em "todo o território nacional", foi em Luanda, em 1973 ou 74.
O vencedor foi o Henrique Cardão "movido a....Cuca".

hs
Atrás o Lola da Tony Birchenough

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

O passado e o presente


jornal motor, 1970



Esta imagem, do podium da corrida de Iniciados das 6h do Huambo de 1970, representa o passado e o presente do automobilismo angolano.




Foi a 1ª vitória de Santos "Peras", o mesmo que neste momento promove a modalidade naquele país que agora renasce.




Ao seu lado, vemos Manuel Garcia* e Fernando Carneiro.
Fernando Carneiro, é um reconhecido mecânico-preparador e piloto em provas de Clássicos.




*tinha sido identificado como "PQP"

Opel Manta Steinmetz Team Motorang (3 horas de Luanda)

Festival Motorizado - Luanda 1967
Circuito da Senhora do Monte - Huíla- Angola
A Ecurie Palanca Negra
A curva do "Pescoço de Cavalo" - autódromo de Luanda

Reportagem da corrida inaugural do autódromo de Luanda

1º pódio

Inauguração do autódromo de Luanda - 1972
Da Esq. para a Dir. - Alberto Machado, H. Bandeira Vieira, Helder de Sousa, Silveira Machado, Alberto Castilho.

o Team Lis


Não reparem na foto feita de um slide "ao contrário".

A ABRIR

Bem-vindos todos os que gostam de automóveis, de corridas, da história do automóvel.

Counter