quarta-feira, 26 de maio de 2010

Circuíto da Praia Morena 2010



Benguela desperta de um certo marasmo que se vivia ainda há poucos anos:



E foi nas ruas desta antiga cidade, que se realizou o Circuíto da Praia Morena, 39 anos depois da última edição, como se anunciou aqui
Abaixo, mais um pequeno vídeo de Celso Fernandes, este da corrida:



E algumas imagens (clicar sobre as mesmas para as aumentar) para que se entenda um pouco melhor o que foi esta corrida memorável a vários níveis:

O histórico clube organizador, o Tuku-Tuku, prestou uma singela homenagem ao seu antigo fundador, Eurico Lopes de Almeida, através de uma imagem colada num dos seus carros concorrentes.
A corrida foi efectuada em sentido inverso ao habitual de há 40 anos.
As imagens, foram tomadas na "torre de controlo" da prova, instalada no edifício do "porta aviões".



A imagem da partida, faz-nos lembrar o que eram as corridas ainda há mais tempo em alguns locais africanos como Moçambique, quando concorriam juntos carros de Sport com Fórmulas e com Turismos, todos com boas diferenças de idade entre si.
Curiosamente, o BRC do futuro vencedor, Fiório de Sousa, não se vê na imagem. (PS: segundo informação da organização, partiu das boxes; o que dá maior mérito ao seu resultado)



Na partida, o pole Sandro Dias "Riquito" (nº201) atrasa-se também para Jorge Pires (nº11).
Seguem-se Mário Ferreira no Fórmula, Luís Teles Menezes no BMW, Luís Oliveira no Porsche, etc.
A classificação e as últimas 3 imagens mostram que os três últimos concorrentes citados, animaram bastante esta corrida.




Mais imagens da partida:
Há máquinas muito curiosas. Já vimos um Sierra muito transformado. Vemos agora um Golf que lembra um Deltona, mas também há coisas novas e que não se encontram "por aí" como um 500 Abarth...





Ao fundo, uma sucessão de imagens que mostram o ambiente vivido nesta prova, tanto ao nível da competição como acima descrito, como ao nível do público e de algum entusiasmo inconsciente. Aquela gente ali no muro e no passeio mesmo ali na curva...





No final tudo correu bem e sem acidentes.
Venceu Fiório de Sousa, seguido de Luís Oliveira. Manuel Dias no Radical nº34 foi 3º e em 4º ficou Jorge Pires no protótipo nº11 aqui bem ilustrado. Mário Ferreira no Fórmula terminou em 5º, Daniel Vidal que alinhou sem tempo terminou a seguir, etc.


Parabéns ao Tuku-Tuku pelo sucesso deste evento após um longo e demorado esforço.
Um dia saberemos do autódromo em funcionamento, hajam assim os investimentos mais do que merecidos.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Clássicos Mercedes Benz - um 600 muito especial


Esta é uma peça de 1966 carroçada por Henri Chapron especialmente para Nubar Gulbenkian, filho de Calouste Gulbenkian. Este modelo único, era usado por Nubar para passear na Côte d'Azur. O carro, era conduzido pelo "chauffeur" mas Nubar gostava de controlar as performances e o consumo do carro, que assim tinha outra consola de instrumentos atrás para o efeito. O interior é integralmente em pele. Outra particularidade era o tecto em vidro com uma cortina de correr.
Esta peça preciosa, esteve no estrangeiro durante muitos anos e voltou ao território nacional recentemente. Mas vejamos o carro:












Ainda os Clássicos Mercedes Benz: o 300 SL roadster


Na sequência deste post e seguintes acerca da exposição Mercedes no CPAA, apresento mais duas fabulosas peças que estarão só até ao próximo dia 5 nesse museu.
Começo pelo 300 SL Roadster (W198 II) máquina produzida entre 1957 e 1963







Das Festas do Mar de 1973 Moçâmedes - Namibe


Corrida mais do que conhecida esta e da qual não faltam referências, porque felizmente sobreviveu informação bastante e tudo se sabe mais ou menos.
Pouco há a contar desta prova. O automobilismo angolano estava no topo da sua popularidade nas pequenas cidades e Moçâmedes (Namibe) tinha uma importante e ambiciosa corrida. Nesta, participou uma significativa comitiva portuguesa mais as suas máquinas.
Venceu Nené Neves em Lotus Europa 62 que foi vendido de imediato a Waldemar Teixeira. Américo Nunes ficou em 2º com o Porsche Carrera 6 typ 906 que também vendeu de imediato a Herculano Areias. Emílio Marta ficou em 3º com o seu Ford GT40.
E vamos vê-los a mexer no filme de 8 mm de Manuel Joaquim Sá:



de Novo Redondo (Sumbe) 1970


Corrida-espectáculo sem grande história, esta do 6º Circuito Automóvel de Novo Redondo (Sumbe).
Antes da prova, houve 1' de silêncio por Corte Real Pereira falecido na Huíla poucas semanas antes.
Nicha em 2002 Schnitzer domina, mas Peixinho em T33 fica à frente na 2º volta. Pouco depois, ambos desistem por avarias mecânicas ao mesmo tempo.
Bandeira Vieira fica na frente em 2002 Schnitzer.
Desistem as 3 GTAs (Fraga, Peras, Resende) e o Lotus 47 de Areias.
Nicha fica com o carro reparado e retoma a prova apenas para colocar o público em delírio com um memorável espectáculo de condução desportiva.
Marta com o GT40 fica em 2º e Carlos Conde em 3º com o Lotus 23

E um pequeno testemunho em filme de 8 mm de Manuel Joaquim Sá:


de Malange 1970



Ao lado, na estranha grelha de partida segundo os tempos, nota-se a estreia do Alfa T33 que terá uma vitória fácil e o último treino de Ferreira Pires no Ford GT40. Nota-se ainda a ausência de vários pilotos de Benguela, que não correram por atraso nas inscrições. São os casos de Emílio Marta e de Herculano Areias com os seus Lotus Europa 47.
Ferreira Pires não correu. Emílio Marta convenceu-o a vender o bólide, e leva-o para as 6h de Nova Lisboa, uma semana depois.
Nesta prova, Nicha Cabral fez o que pôde com o BMW 2002 Schnitzer e terminou em 2º. Seguiram-se as GTA's 2.o com António Resende e Altino Fraga.
Abaixo, o filme de 8 mm de Manuel Joaquim Sá:



sábado, 1 de maio de 2010

Das 6 Horas de 1969


Os dois posts anteriores, referem-se às 6 horas de 1970.
Este, é relativo ao ano anterior, 1969.
Esta prova, que ficou marcada pelo falecimento de Fredy Vaz ao volante de um Cortina, foi vencida por José Lampreia e Álbio Pinto em BMW 2002 Schnitzer, seguidos por Fernando Pinhão e Altino Fraga em Porsche 911 e por Francisco Barbosa e Fernando Fonseca em BMW 2002 TI.
Abaixo, no precioso filme de 8 mm de Manuel Joaquim Sá, aparecem entre muitos, o Lotus 47 de Herculano Areias que desistiu, ou um Opel GT pilotado por Silveira Machado e por António Lacerda que se classificaram em 4º, ou ainda o Vauxhall Viva GT de Henrique Cardão com Rui Frota, classificados em 6º.



Da prova de Iniciados das 6 horas de 1970



Antes da prova "grande", as "6 Horas" propriamente ditas, houve de manhã cedo, às 8 horas, a corrida de Iniciados que consagrou Santos Peras e que assim o levaram à prova principal em equipa com Flávio Santos na Alfa Romeo GTA 2000. Esta Alfa, tal como a outra algo modificada em Angola, que correu no Huambo com o nº 7, eram peças especiais, protótipos por assim dizer, uma vez que diferiam das especicações das outras GTA's, com 1600 cc, a versão "aligeirada" das 1600 GT.

Atrás de Santos Peras, ficaram Manuel Garcia em BMW 2002 TI e Fernando Carneiro (suponho que em Cooper S), todos na imagem do pódio ao lado. José Bandeira em Mini Cooper S lutou pela vitória até a sua máquina avariar.
Segue-se o pequeno mas precioso apanhado em filme de 8 mm de Manuel Joaquim Sá:




Counter