sábado, 31 de outubro de 2009

um BMW 507 nas corridas




Luanda, finais de Fevereiro de 1960, II circuito da Fortaleza, constituído por duas corridas.
Presente, uma peça hoje cobiçada por todos os coleccionadores de automóveis, um dos BMW mais belos, raros e caros de sempre, modelo 507 roadster.
Com o Nº4, pilotado pelo Dr. Francisco Macedo, ficou em 2º lugar à geral na 2ª corrida, atrás de Amadeu Rodrigues em Austin Healey. No cômputo das duas provas, obteve a mesma classificação à classe.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Desportos Motorizados em Angola


Há um grupo de uns 30 jovens em Angola que se dedica à prática do motociclismo de velocidade. Tiveram o bom senso de aceitar que só correm numa categoria - a de 600 cc . Todos eles ostentam equipamento adequado, fato, botas, luvas, capacetes e, com essa postura, dignificam a modalidade. Mas também pelo comportamento cívico e desportivo nas provas. Os motociclistas desportivos angolanos são os que mais se expõem ao perigo, ao acidente. As pistas, desde o autódromo de Luanda às das cidades, não têm nem 10 por cento da segurança necessária para pilotos ou para público. E, até há casos de cães se atravessarem à frente deles. O simples facto de conduzir uma moto é, por si próprio, um acto arriscado, perigoso. Em competição, o perigo sobe a 200 por cento. Mas eles comparecem, correm, dão o seu espectáculo. Nem sempre são fáceis para as organizações quando estas não lhes proporcionam os mínimos a que se julgam com direito. São muito unidos. Deles, dois nomes sobressairam: Sandro Carvalho, que está a correr numa Suzuki 1.000 cc em Portugal, e Helder Coelho (Vuty), o herói nacional. Merecem respeito.

domingo, 4 de outubro de 2009

Corridas no Sumbe-boxes

Este é o ADR 3 Minister, motor Honda Type R de Jorge Pires.
O parque destinado a paddock da corrida, acabado de ser feito, estava cheio de poeira e terra. Os pilotos recusaram e escolheram o jardim junto à entrada da recta da meta. Aqui, o Radical SR3 de Paulo Sá Silva, o já campeão angolano da categoria TGS (que reúne turismos e sport diversos). Veja-se, atrás do Radical, um fórmula Ford Mygalle.

Do outro lado da rua, o Porsche 996 - 3.600cc turbo de Maló de Almeida, o BRC de Ilidio Cardoso, e o Radical SR8 de Daniel Vidal.


Corridas em Angola - Sumbe

Na foto superior, Cardoso Albernaz, outra das figuras históricas do automobilismo angolano de todos os tempos, dá a largada para uma das corridas dos Turismos do troféu Mundial Seguros.
Nesta foto, a grelha de partida já formada para a corrida dos Turismos, com 3 responsáveis a terminarem a inspecção : o sempre disponível João Coimbra (esqª), o director da prova (centro) e Cardoso Albernaz.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Três glórias

Fui encontrar no fim-de-semana passado, no Sumbe (antigo Novo Redondo) três das maiores figuras do desporto motorizado angolano antes e pós independência. Vejam só (da E para a D): Herculano Areias, Santos Peras e Dárdano Alves.
Como eles estão "iguais" passados mais de 30 anos !!!!
Não resisti a juntá-los para a fotografia.


Counter